Olá! Sejam bem-vindos a minha coluna, Le classique!
Essa semana um amigo me pediu uma indicação de filme e eu sem pestanejar já soube o que dizer. E pra entrar no clima do blog, vou começar logo cumprindo minha função : Apresentando-lhes um CLÁSSICO daqueles!
Velvet Goldmine é uma produção estadunidense/britânica, dirigida pelo GRANDE Todd Haynes. Trata-se de um musical inspirado no meu movimento preferido da música : O Glam Rock.
Ousado e criativo são palavras que resumem o longa muito bem. Contando a história de um jornalista nova iorquino que precisa voltar à época de sua adolescência para escrever uma matéria, o filme se desenvolve de forma fiel ao seu enredo e objetivo.
O filme relata muito bem toda a revolução musical e sexual que acontecera nos anos 70 e 80, principalmente na Alemanha, estrelada por ícones musicais como David Bowie e Iggy Pop. O próprio Brian, aliás, é praticamente uma personificação do Bowie já que o filme era para ser biográfico, mas Bowie se recusou a fornecer o material,
afirmando que já tinha algo do gênero em mente. E esse “algo em mente” só veio sair ano passado, mas isso aí é assunto pra um outro post.
O ponto auge do filme se dá no fato que ,de longe, o tal jornalista vivenciou por si mesmo o glam rock europeu e sua matéria consiste exatamente em descobrir, afinal, o que aconteceu com o líder do movimento Glam do filme : Brian Slade. A partir dai, monta-se toda a história, numa mistura de glamour e do bom e velho “Sexo, drogas e rock’n roll’ tudo isso nos anos 70 - 80 , aliado a uma trilha sonora pra ninguém botar defeito. (Produzida pelo vocalista da findada R.E.M)
Pois então. Para os amantes dos clássicos, essa é uma boa pedida. A construção do filme é incrível e a montagem também. Aliás, o filme é estruturado numa linha de pensamento muito inteligente... É essencial acompanhar cada detalhe. Pra quem é apaixonado por moda, também não pode perder : A extravagância desta época fora essencial para os ícones fashion de hoje. E pra quem gosta de boa música... Não irá se arrepender! Trilha sonora impecável.
Ah... Detalhe! O filme foi indicado ao Oscar, venceu o prêmio BAFTA, o Festival de Cannes e o Independent Spirit Awards em duas categorias.
Pra quem já assistiu, vale a pena ver de novo. Pra quem não... Não acredito que vão ter a coragem de deixar essa passar.
Então fica ai a dica, fica também o link de download do filme, fica o trailer, fica o link da música “Velvet Goldmine” de David Bowie que inspirou o filme e fica, claro, um trechinho (minha parte preferida) em que Placebo faz a performance de 20th century boy. (Performance tal que vem a aparecer no disco “Covers” da banda, em 2003)
Clássicos e clássicos!
E o melhor :
Lindo e legendado pra vocês. ENJOY!
Nenhum comentário:
Postar um comentário